O Governo Dutra (1946-1951)

Eurico Gaspar Dutra foi um militar nascido em Cuiabá que assumiu a presidência brasileira em 31 de janeiro de 1946. Durante seu governo impediu que o Estado interferisse com freqüência na economia brasileira, melhorou a assistência médica, alimentícia, de transporte e energia, adotou uma política liberal, enquadrou o país no capitalismo quando houve a divisão entre o capitalismo e o socialismo, aceitou e liberou importações norte-americanas. Em 18 de setembro de 1950 permitiu a inauguração da primeira emissora televisiva do país, a TV Tupi.

Houve também ações negativas em seu governo como a desvalorização da moeda vigente (o Cruzeiro), a paralisação do salário-mínimo que provocou inúmeras greves e a baixa na economia causada pelas greves. Sua ação mais polêmica foi a proibição dos jogos de azar no país que foi divulgada em 30 de abril de 1946.

Em 1950 apoiou Cristiano Machado para sucedê-lo na presidência, mas não obteve êxito já que Getúlio Vargas venceu as eleições e mostrou ser preferido pelo povo. Em janeiro de 1951, Eurico Dutra entregou seu cargo de presidente da república a Getúlio Vargas. Em 1954, Eurico Dutra tentou derrubar Getúlio Vargas do poder, mas não conseguiu. Manteve-se afastado da política até 1964 quando conspirou contra João Goulart, presidente da república na época, e tentou voltar à presidência, mas não conseguiu por ter permanecido tanto tempo fora da política restando apenas fazer parte da Arena – Aliança Renovadora Nacional por prestígio e questão dos militares da época.

Publicações populares