ADSENSE

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Manuel Ferraz de Campos Salles

Manuel Ferraz de Campos Salles nasceu no dia 15 de fevereiro de 1841 em Campinas, então província de São Paulo. Filho de proprietário rurais cafeicultores, formou-se em direito em 1863 e entrou na política quatro anos depois, como deputado provincial.

Em abril de 1873 foi um dos organizadores da Convenção de Itu, na qual foi criado o PRP (Partido Republicano Paulista), que tinha posição claramente definida contra a monarquia e a favor do fim da escravidão. Em 1885, Campos Salles foi eleito deputado-geral pelo PRP.

Eleito presidente da república em 1898, desenvolveu uma política de apoio à agricultura e de valorização do plantio de café. Recusou-se a adotar medidas de proteção à indústria brasileira.

Na política externa, solucionou os conflitos de fronteira entre Amapá e Guiana Francesa e iniciou negociações com a Bolívia para a anexação do território do Acre. Deixou o governo em 1902 e só retornou à vida pública em 1909 para assumir o mandato de senador por São Paulo. Morreu na cidade de Santos, no litoral paulista, no dia 26 de junho de 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário