Update: Estabelecimento de Fundição e Estaleiros Ponta da Areia (1846)

Estaleiro em 1856.
O Barão de Mauá tornou-se proprietário do  Estabelecimento de Fundição e Estaleiros da Ponta d'Areia, em Niterói, Rio de Janeiro, em 11 de agosto de 1846. Fato que foi considerado empreendimento pioneiro na industrialização do Brasil. Quando a Guerra do Paraguai eclodiu quase um terço da frota naval brasileira havia sido construida na Ponta d'Areia.  O estaleiro chegou a construir mais de 70 navios a vapor e a vela para navegação de cabotagem no país. Em 1890, no entanto, suas atividades foram praticamente encerradas, e a frota que operava no Brasil era estrangeira em quase sua totalidade.

O Estaleiro Mauá foi integrado à Companhia Comércio e Navegação (CCN) em 1905, ano em que foi fundada esta companhia, especializada em construção e reparo de navios. Na época, a CCN era também uma das maiores companhias de construção e reparos da América Latina. Em 1907, a CCN construiu um “dique seco”. O local escolhido foi a Ponta d’Areia, em Niterói, onde Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, instalou as oficinas de construção naval.

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