segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Iluminação a gás no Rio de Janeiro (1854)

O projeto de iluminação a gás da cidade do Rio de Janeiro, cuja concessão de exploração obteve por vinte anos. Pelo contrato, o empresário comprometia-se a substituir 21 milhas de lampiões a óleo de baleia por outros, novos, de sua fabricação, erguendo uma fábrica de gás nos limites da cidade.

Os investidores só começaram a subscreveram as ações da Companhia de Iluminação a Gás quando os primeiros lampiões, no centro da cidade, foram acessos, surpreendendo a população (25 de Março de 1854). Posteriormente, premido por dificuldades financeiras, Mauá cedeu os seus direitos de exploração a uma empresa de capital britânico, mediante 1,2 milhão de Libras esterlinas e de ações no valor de 3.600 contos de réis.

24 comentários:

  1. Desculpem o minúsculo tamanho do texto, mas esta área dos Empreendimentos do Barão de Mauá é muito rara. Espero tê-los ajudado e fiquem por dentro!

    ResponderExcluir
  2. gostei mt mi ajudo no trabalho de escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me ajudou muito no trabalho de história oubrigado

      Excluir
    2. me ajudou muito no meu trabalho de história oubrigado mesmo !

      Excluir
  3. o texto é muito interessante e auxilia bastante em trabalhos escolares

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu vou tirar dez no meu trabalho de historia por causa sua.. muito obrigada.. *--*

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO QUEM QUER Q SEJA,ME AJUDOU MUITO MESMO!

    ResponderExcluir
  6. Amei ,otimo para meu trabalho da escola, que a professora de historia solicitou (:
    Deus abençõe =D

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, me ajudou muito no trabalho de história

    valeeuuw -

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, adorei esse site para pesquisas, Meu professor achou muito legal a resposta. =D

    ResponderExcluir
  9. Muito Bomm Me Ajudou MuitO

    Obrigadaa !!! *

    ResponderExcluir
  10. fiz um trabalhoo de escola apartir deste texto e minha professora adorou

    ResponderExcluir
  11. cada texto desse e uma resposta muito inteligente


    obrigado

    ResponderExcluir
  12. ESTOU FAZENDO UM TRABALHO ESCOLAR, E SEUS CONHECIMENTOS ME AUXILIARAM MUITO !!!
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  13. Legal, mas você sabe dizer como era a instalação desses lampiões? Eles eram pendurados? O Gás vinha da onde?

    ResponderExcluir
  14. blog top d mais ta me ajudando d mais na apostila 4 de historia

    ResponderExcluir