Visconde de Sinimbu

Era filho do capitão de ordenanças Manuel Vieira Dantas e Ana Maria José Lins, e nasceu no engenho Sinimbu, em Alagoas. Bacharel em Direito pela Academia Jurídica de Olinda, em 1835, fez doutorado na Universidade de Iena. Aos trinta anos foi nomeado presidente da sua província natal de 19 de janeiro de 1840 até julho deste mesmo ano.

Ocupou diversos cargos públicos e intensa vida política, iniciando pela magistratura e atingindo a diplomacia (Juiz de Direito em Cantagalo; Chefe de Polícia; Chefe de Polícia da Corte; Presidente do Conselho de Mineração).

Presidiu a Província de Sergipe, de junho a dezembro de 1841. Foi, depois, Ministro-residente do Brasil em Montevidéu, em 1843. Ministro dos Estrangeiros do 15º Gabinete, que era presidido pelo Barão de Uruguaiana, em 1859.

Ocupou ainda o Ministério da Agricultura, Comércio, e Obras Públicas (18º Gabinete, presidido pelo Marquês de Olinda, em 1862 - ocasião em que fez substituir o confuso e antigo sistema de pesos e medidas pelo sistema decimal).

Sinimbu presidiu o 27º Conselho de Estado, ocasião em que ocupou interinamente alguns ministérios, de 1878 a 1880.

Foi nomeado senador, em dezembro de 1856, por Alagoas, tendo sido anteriormente deputado geral e deputado provincial no seu estado natal.

Publicações populares