segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cabo Telegráfico Submarino Brasil-Europa (1872)

No Brasil, o primeiro cabo submarino fez parte da primeira linha telegráfica brasileira. Foi inaugurado em 1857 e interligava a Praia da Saúde no Rio de Janeiro com a cidade de Petrópolis. A linha tinha extensão total de 50km, sendo 15km em cabo submarino. Os primeiros cabos totalmente submarinos foram inaugurados por D. Pedro II em 1874, interligando o Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém. A linha Recife, João Pessoa e Natal foi estabelecida em 1875. A primeira ligação internacional por cabo foi feita no mesmo ano, com Portugal, tendo sido concluída por meio de contrato com a empresa British Eastern Telegraph Company.

A ligação com a Europa foi resultado do espírito empreendedor de Irineu Evangelista de Souza, Barão e depois Visconde de Mauá, que participou da organização e financiamento da instalação do cabo submarino. Em 1893 a companhia inglesa South American Cables Ltd. instalou um cabo submarino em Fernando de Noronha. Posteriormente, em 1914, a concessão deste cabo foi transferida para a França. Um segundo cabo submarino em Fernando de Noronha foi lançado pelos italianos da Italcable em 1925.

10 comentários:

  1. Eu vo usa esse, nem vem quererem copiar. xD

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria q fosse mais resumido mais mesmoo assim vllw....

    ResponderExcluir
  3. po cara me ajudou muito no trabalho de historia vlw mesmo ein

    ResponderExcluir
  4. po cara vlw mesmo ajudou eu tirar 10 no meu trabalho de histora

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, me ajudou muito no trabalho! Uhuuu!

    ResponderExcluir
  6. eu gostei muito vc tem muito talento para isso
    e eu espero que eu tiro nota boa
    obrigado Murilo Massaci....

    ResponderExcluir