quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Canalização do Rio Maracanã (1850)

O Rio Maracanã possui 8.510 metros de extensão desde sua nascente na vertente norte do Maciço da Tijuca até sua foz, sendo um dos rios contribuintes ao Canal do Mangue, que por sua vez alimenta a baía de Guanabara. Considerado um dos principais rios da Grande Tijuca, o Rio Maracanã foi responsável pela nomenclatura do bairro, é um dos grandes pontos de discussões acerca das enchentes no Município do Rio de Janeiro. Em 1818 a 1823 foi feito o primeiro plano de captação de suas águas, com a construção de um encanamento provisório até o Campo de Santana (atual Praça da República). O novo encanamento foi realizado na década de 1850 no baixo curso do rio, onde o terreno era um alagadiço e devido ao elevado grau de urbanização ocorrido na área gerou problemas antagônicos. Com isso, devido à urbanização relacionada à valorização do solo, foi expandida a canalização do rio Maracanã em 1950, gerando frequentes inundações. Essas enchentes causadas pela impermeabilização dos solos juntamente com a redução do espaço para o fluxo de água(diminuição na vazão regular do rio) aumentam o volume dos rios que acabam transbordando.

31 comentários:

  1. gosteyy vou tirar 10 no trabalho graça a ajuda de vcs
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Olá adorei este site assim vou tirar sempre 10 nos trabalhos!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. nossa isso mé muito bom
    assim eu vou tira 10 nos trabalhos ....

    ResponderExcluir
  4. eu gostei, mas acho q poderia ser melhor, falar mais sobre o Barão de Mauá, não vou tirar 10 no trabalho...acho que vou tirar um 8.
    M.
    N.

    ResponderExcluir
  5. Olha foi bom, mas eu prescisa de mas informações sobre esse tema...
    O site é muito bom foi um dos melhores que eu encontrei...
    Obrigada pela ajuda... *--*

    ResponderExcluir
  6. Pois é gente, eu procuro até hoje arquivos sobre esse assunto, é muito difícil de encontrar, e até meu professor de história não sabe muito, é um assunto pouco conhecido e "usado" na história, mas espero que o pouco que fiz nele tenha ajudado vcs.

    ResponderExcluir
  7. cara amei esse site é melhor que o wikipedia

    ResponderExcluir
  8. Olha è bom..So falta alguma coisa---mas qm sou eu pra jugar alguemm nèeeè..
    Parabens pra vc MURILOO vou tira no trabalho pelo menos um --8--...
    Mais esperooo tira 10..
    :)

    ResponderExcluir
  9. obrigada, sempre vou entrar neste site, vcs explicaram muito bem... q até tirei 10 no trabalho...

    ResponderExcluir
  10. Valeu gente, o que eu puder ajudar aqui tá valendo ;D

    ResponderExcluir
  11. Pow, curti muito esse site. Vai me ajudar bastante no trabalho sobre Barão de Mauá.

    ResponderExcluir
  12. sei q é meio dificil historia mas valeu murilo isso me ajudou muito xd...= )

    ResponderExcluir
  13. Ah sim, história é difícil, mas depois que você se introsa bem nela, fica fácil!

    ResponderExcluir
  14. A HISTORIA FICA MUITO MAIS FACIL DEPOIS QUE SE DESCOBRE.

    ResponderExcluir
  15. haha valeu aê ;* meu dez táa garantido ;D

    ResponderExcluir
  16. ah muito firme , (: Valws.. ja é a 4 vez que passo por esse blog , e encontro coisas que me ajudam muito, resumidas mais bem elaboradas !

    ResponderExcluir
  17. gostei eu acho q vou tarrar 10 e muito bom o texto

    ResponderExcluir
  18. Adorei muito esse site, com elli voou tirar 10 em todas as materias.
    Estão de Parabens

    ResponderExcluir
  19. gostei bastante ...
    agora só espero que meu professor goste ..
    hshashahs

    ResponderExcluir
  20. Gosteeii, muito lgl, me ajudou no trabalho, mas acho q faltam algumas informações... msm assim, obg ♥

    ResponderExcluir
  21. Valeeu pela ajuda,mas faaltam alguumas informações,mas,devaagar se cheega lá :D
    Mto obg meesmo

    ResponderExcluir
  22. Esta faltando um dos empreendimentos do Barão a: Formação de Mauá, MAcGreogor & Cia., Instituição Financeira (1855). MAs o blog esta otimo! Obrigado pela historia

    ResponderExcluir
  23. muito bom gostei, vou tirar nota dez na apostila

    ResponderExcluir
  24. nossa vou tira 10 fala tudo em tres paragrafos e ainda meu trabalho é em um cartaz melhorou sendo pequeno

    ResponderExcluir
  25. Obrigado pelos comentários pessoal! Esse texto já ajudou muita gente, inclusive a mim!

    ResponderExcluir
  26. Muito bom,me ajudou muito em um trabalho que tava complicado pra mim =D

    ResponderExcluir
  27. Adorei me ajudou muito esse site , valew pela ajuda , Obrigado (y) !!

    ResponderExcluir