segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Estrada de Ferro de Petrópolis (1854)

A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá. O trecho ferroviário seguia da estação de Guia de Pacobaíba (A estação recebeu esse nome após ser arrendada pela EF Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim.

A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Por volta da década de 60 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.

19 comentários:

  1. Kibom adorei esta informação me ajudou muito no trabalho escolar

    ResponderExcluir
  2. o vlw mesmo eu peguei mts informaçoes para o trabalho de escola obg mesmo parabens

    ResponderExcluir
  3. É um prazer poder ajudar todo mundo, esse tema é complicado de encontrar na internet!

    ResponderExcluir
  4. garoto.. como voc sabe de tudo issso ?????




    Obrigada..... pelas imformações....Bjoos

    ResponderExcluir
  5. Eu leio muito, pergunto muito, aí eu vou postando :D

    ResponderExcluir
  6. aa Falows novamente , muito bem elaboradoo *00*

    ResponderExcluir
  7. achei muito legal!!Pois tirei nota boa com essa informação!!

    ResponderExcluir
  8. meu graças a deus voce é um genio e eu não vou ficar com zero por causa do desgraçado do meu professor (:

    ResponderExcluir
  9. Brigada vc salvou uma pessoa pode ter certeza :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa muito obrigada ,suas informações foram o que me ajudaram a fechar minha média do quarto bimestre em história,Muitoagradecida.....xD

    ResponderExcluir
  11. adorei esse texto tomara que eu levo um 10

    ResponderExcluir
  12. manow esse site é muito bom kara ``) vlw vo tira 10 finalmente kkkkk...

    ResponderExcluir
  13. ou cara vlw msm ajudou muito com essas informaçoes bem detalhado com os assuntos principais e bem resumido ;D...!!

    ResponderExcluir
  14. ajudo muito esse texto porisso que eu pesquiso so aqui pesquiso acho

    ResponderExcluir