domingo, 13 de novembro de 2011

Formação da Mauá, MacGregor e Cia. (1855)

Em 30 de abril de 1855, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, fundou a Mauá, MacGregor & Cia. O Barão de Mauá consultou o marquês do Paraná – então chefe do Governo – pois organizara os estatutos de seu banco de forma sui generis, para que o governo não pudesse no futuro vir a intervir arbitrariamente em seu banco. O chefe do Governo gostou tanto, que fez com que seu filho mais velho, seu genro e o pai deste ingressassem no novo banco. Ao lado de outros 179 sócios, entre eles Alexander Donald MacGregor, negociante nascido em Liverpool, que representava a empresa em Londres. Além da matriz no Rio de Janeiro, a instituição contava com filiais em várias capitais brasileiras e no exterior como Paris, Nova Iorque, Manchester, Buenos Aires, Montevidéu, Rosário e Córdoba. Em 1º de janeiro de 1867 a Casa Mauá MacGregor & Cia. foi transformada no Banco Mauá & Cia. Na crise de 1864, o Governo auxiliou o banco de Mauá. Na exposição aos credores, Mauá afirmou que sem esse auxílio sua casa bancária certamente teria sucumbido com as outras. O Banco Mauá & Cia. sobreviveu até 1878.

9 comentários:

  1. Rapaz, você tem um blog ótimo sobre história! :D Estudando tanta coisa onde arranja tempo pra pesquisas? Parabéns! Eu estou estudando piano e libras e quase não me sobra tempo pra escrever rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carine! Essa é uma pergunta que faço sempre, tenho sorte, encontro tempos livres e gasto eles com coisas realmente importantes, como o conhecimento! No momento apenas estudo trompete, e preciso até atualizar meu perfil do blogger por isso... além dele estudo idiomas, estudo muito sobre música, tem a escola, e assim, a gente vai levando né...

    ResponderExcluir
  3. Valeu, consegui tirar um 10 com a sua ajuda

    ResponderExcluir
  4. Com seu blog consegui uma resposta ao trabalho que minha filha esta fazendo, sobre A história de Mauá

    ResponderExcluir
  5. seu blog é maravilhoso está mim ajudando bastante...

    ResponderExcluir
  6. Eh maravilhoso seu blog respondi 9 questoes diferentes do meu livro com seu blog parabens !!

    ResponderExcluir
  7. Menino, que blog sencacional!!.....Me ajudou muito e como a Carina havia perguntado como arranja tempo para organizar varias ideias e varios contextos diferentes??..
    Aguardo resposta..Agradeço desde já!!

    ResponderExcluir
  8. >>>>>>>>pow kara vlw mesmo , esse blog me ajudou muinto<<<<<<<<

    ResponderExcluir